quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As TIC na Física e Química

Actualmente têm-se vindo a verificar uma evolução rápida da integração das TIC no ensino, as barreiras para o seu uso em contexto educativo continuam sendo ainda muitas. Uma delas tem a ver com o apetrechamento informático da escola, sendo que a maioria das escolas tem um número razoável de computadores e periféricos, ainda que em alguns casos os computadores não se encontrem disponíveis. Outra tem a ver com os constrangimentos de alguns professores frente à utilização das TIC, com os alunos.
A taxa de utilização do computador por professores de Físico-Química é de 97%, um pouco acima da média geral dos restantes professores. Em 2003, 80% dos professores de Físico-Química não utilizavam os computadores com os seus alunos, no entanto verificava-se que os professores recém formados os utilizavam frequentemente.
As ferramentas tecnológicas têm-se espalhado explosivamente na educação, principalmente na área de ciências. O conjunto de simulações computacionais existentes, hoje, na Internet é vastíssimo, principalmente na área de Física, que é cerca de cinco vezes maior que na área de Química, podendo dever-se tal facto à familiarização dos físicos com as linguagens de programação.
Algumas investigações demonstram que a utilização do computador no contexto educativo, pode trazer melhorias consideráveis no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente na disciplina de Química. Sendo esta uma ciência experimental, também tem um lado muito visual. Muitas das teorias utilizadas para explicar as reacções químicas necessitam de modelos, como o modelo quântico do átomo, das orbitais moleculares entre outros. Deste modo, recorrendo a simulações e animações computacionais, programas interactivos, entre outros, pode ajudar-se o aluno a compreender melhor o modelo, colmatando algumas das suas dificuldades.

Sem comentários:

Enviar um comentário